A Prefeitura de Parnamirim realizou, nesta sexta-feira (20), no auditório do Centro Administrativo, um treinamento importante sobre Febre Oropouche, uma doença viral transmitida pelo inseto conhecido como Maruim. A iniciativa é direcionada aos agentes de endemias e zoonoses, que têm a missão de proteger a população.
Mesmo com apenas um caso confirmado no município até o momento, identificado no início deste mês, a Prefeitura já está tomando medidas para garantir que a doença não se espalhe. O treinamento visa equipar os agentes com todas as informações necessárias: como o vírus é transmitido, os principais sintomas, e o que pode ser feito para evitar a doença.
O diretor de Vigilância em Saúde, Kleyton Felipe, explicou que, apesar da necessidade de controlar a reprodução do maruim para evitar o aumento de pessoas infectadas, a febre Oropouche não costuma representar riscos graves à saúde.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Kleyton Felipe, é fundamental controlar a reprodução do maruim para evitar novos casos. No entanto, ele destaca que a febre Oropouche não apresenta riscos graves à saúde.
Como se proteger?
Para evitar a febre Oropouche, é importante prevenir a picada do mosquito Culicoides paraensis, mais conhecido como Maruim, que é atraído tanto por ambientes com resíduos orgânicos como pelo acumulo de águas paradas onde o mosquito se reproduz. Portanto o meio mais eficaz é manter os ambientes urbanos limpos, baldes de lixo fechados e evitar águas paradas.
Deixe um comentário